Expoleite é vitrine da raça Holandesa.

 



Expoleite é vitrine da raça Holandesa, com cerca de 300 animais em exposição.

Julgamento de animais da exposição irá compor, pela primeira vez, o Circuito Nacional da Raça Holandesa.


A 46ª edição da Expoleite, principal feira de pecuária de leite da região e uma das mais importantes exposições especializadas em animais da raça Holandesa do Paraná, acontece entre os dias 25 e 28 de julho no Parque de Exposições da Capal, em Arapoti. O evento deverá reunir produtores da região de Arapoti, Carambeí e Castro, que irão expor cerca de 300 animais da raça Holandesa nas versões vermelho e branco e preto e branco.
Tradicional na região, a feira é uma vitrine para produtores de outros 80 municípios cooperados à Capal Cooperativa Agroindustrial. De acordo com o diretor Industrial da Capal, Lourenço Teixeira, a feira é um marco anual para a economia local, que tem na pecuária leiteira uma de suas principais atividades. “A produção de leite tem grande representatividade na região, na cooperativa e também na renda dos cooperados”, pontua.
“Para os produtores de médio e grande porte é uma oportunidade para expor seus resultados e compartilhar experiências. Para a maioria dos pequenos produtores, ter essa vivência na Expoleite é inspirador. Lá eles têm a chance de conhecer e acessar as inovações e de entender como podem aplicar nas suas propriedades novos sistemas de produção, com foco na qualidade e rentabilidade”, conta Teixeira.

Julgamento de Raças no Circuito Nacional
A grande novidade da 46ª edição da Expoleite será o Julgamento de Raça Holandesa, já tradicional na feira, que pela primeira vez integrará o Circuito Nacional da Raça Holandesa. A etapa foi credenciada junto à Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (ABCBRH) cumprindo todos os critérios de avaliação da Associação.
A novidade permitirá que os animais exibidos e premiados durante a Expoleite tenham a oportunidade de disputar, ao final da temporada, colocações dentro do Circuito Nacional. “Agora a Expoleite passará a ser uma vitrine para difundir o trabalho realizado pelos produtores da região que se destacarem durante a feira”, ressalta Teixeira.
“Com a avaliação sendo feita aqui, facilitará muito o acesso desses animais ao ranking nacional sem a necessidade de gerar mais despesas com deslocamento e de desgastes para o bem estar dos animais”, conta o diretor.
Os Julgamentos de Raça acontecem durante toda a Expoleite. Participarão da avaliação bovinos da Raça Holandesa vermelha e branca e preta e branca, nas categorias Macho, Fêmeas Não Paridas e Fêmeas Paridas em Lactação ou Secas com Prenhez Positiva.

Na quinta-feira (26), às 14 horas, acontece o julgamento dos holandeses vermelho e branco da categoria gado jovem, e, às 16 horas, da categoria gado adulto. Na sexta-feira (27), a partir das 15 horas, o público poderá conferir o julgamento dos holandeses preto e branco, na categoria jovem. No sábado (28), às 14 horas, será a vez dos bovinos preto e branco da categoria adulto serem avaliados. A premiação dos competidores está marcada para o sábado às 18 horas.

Programação
Além dos julgamentos, a programação gratuita da Expoleite também inclui palestras técnicas, 60 estandes de empresas ligadas ao setor de pecuária leiteira, apresentação do Clube de Bezerras, Encontro de Suinocultores e Exposição de Flores.

Serviço:
46ª Expoleite
Data: 25 a 28 de julho de 2018
Horário: 8h30 às 22h
Local: Parque de Exposições da Capal - Arapoti
Entrada gratuita
Mais informações pelo site www.capal.coop.br/expoleite
Assessoria de Imprensa: Página 1 Comunicação
Jornalista: Karen Faccin (karen@pg1com.com cel: 41 – 9 9652-1844)



© Copyright 2017 - PORTAL ARAPOTI
(43) 9 8806-0669 | contato.portalarapoti@gmail.com

Desenvolvido por PORTAL ARAPOTI | Design FARLEY