Arapoti tem Receita em Livro

 




A Associação dos Municípios dos Campos Gerais lançou na noite do dia 20 de julho no Parque Histórico de Carambeí mais uma publicação: o livro "Sabores dos Campos Gerais", trazendo parte do trabalho desenvolvido pela AMCG Cultura em parceria com os 19 municípios que compõe os Campos Gerais.

Além de lançar o livro, durante o evento os mais de 100 convidados puderam degustar alguns dos pratos dos municípios da AMCG. Quem apresentou as delícias foram os Prefeitos e vice-prefeitos.

Os 19 municípios da região realizaram um resgate dos pratos locais tradicionais para apresentar na obra. Alguns municípios optaram por exibir pratos típicos, enquanto outros apresentarão a gastronomia que representa a cultura da cidade e estão presentes no dia a dia do seu povo.

Para o presidente da AMCG Cultura, Waldir Joanassi Filho, o livro serve como forma de incentivar o turismo gastronômico e ao mesmo tempo fortalecer a cultura regional. “A gastronomia é uma das maiores tradições de nossos municípios. Trabalhar no resgate histórico dos pratos típicos é também um modo de nos remeter às nossas origens e apresentar nossa história aos turistas”, relatou.



Prato Típico de Arapoti

O Lombo de Festa, prato típico de Arapoti, teve sua receita publicada no livro Sabores dos Campos Gerais. Publicado pela Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), o livro conta com receitas dos 19 municípios que fazem parte da associação.

História do Prato

O Lombo de Festa começou a ser preparado nas casas dos moradores de Arapoti em 1980. Eles queriam contornar as dificuldades de encontrar o famoso “Tender” para a ceia de natal. Então começaram a testar uma carne que o substituísse.
A escolha recaiu sobre o lombo suíno desossado e defumado, já que este era prático para servir e absorvia os temperos de maneira rápida  e perfeita. Seu modo de prepara se aperfeiçoou como o passar do tempo, sendo a receita definitiva de 1985. Criação de Marly e José Martins. Desde então, o prato se tornou obrigatório nas ceias realizadas pelas famílias de arapotienses tanto no Natal como no Ano Novo.

Em 2003, a receita, por conta das comemorações dos 48 anos de emancipação do município, se tornou Prato Típico de Arapoti, já que seus ingredientes representavam a base da produção econômica local: pecuária leiteira, suinocultura e grãos.


Confira os pratos que cada município apresentará no livro ‘Sabores dos Campos Gerais’:

Arapoti: Lombo de Festa
Carambeí: Torta Holandesa
Castro: Virado Tropeiro
Curiúva: Porco na Lata
Imbaú: Mingau de milho vede com frango caipira
Ipiranga: Carneiro no sal fino
Ivaí: Pierogi
Jaguariaíva: Quirerada com carne de porco
Ortigueira: Costelinha de porco no mel
Palmeira: Pão no Bafo
Piraí do Sul: Cabriúva
Ponta Grossa: Alcatra no Espeto
Porto Amazonas: Carne no disco com maçã
Reserva: Tomate Recheado
São João do Triunfo: Virado de Feijão com Torresmo
Sengés: Arroz com frango
Telêmaco Borba: Entrevero de Pinhão
Tibagi: Carne no Tacho do Guartelá com Paçoca de Carne
Ventania: Virado com frango caipira e café




© Copyright 2008 - PORTAL ARAPOTI
(43) 9 8806-0669 | contato.portalarapoti@gmail.com

Desenvolvido por PORTAL ARAPOTI | Design FARLEY